22 de julho de 2011

Grunge

Historia:
O grunge começou nos anos 90 com mudanças na música. Algumas bandas de Seattle (USA), com influências dos anos 60 e 70, misturaram elementos do som “punk”, de nomes como Ramones e Iggy Pop, às influências de Led Zeppelin. Assim, surgia um dos maiores nomes da música grunge: Nirvana.

 A moda buscou inspiração na anti-moda. Nos anos 80, a moda também se apropriou largamente da anti-moda-punk. Contudo, o grunge não possuía detalhes oriundos do punk, como maquiagem carregada, couros e vinis, alfinetes e cabelos super produzidos. Ao contrário, a inspiração para a moda grunge era a classe proletária de Seattle, com roupas largas e miseráveis, como a camisa xadrez dos lenhadores. O visual era junkie. Tanto o público, quanto as bandas, eram junkies, e as mangas compridas serviam para esconder as picadas. 

Entendendo o Grunge:


A moda, ao incorporar o estilo nas passarelas, também carrega elementos hippies, As cinturas das calças baixaram e as bocas-de-sino voltaram à cena.

  
O grunge foi um estilo colorido, amarfanhado e roto, no qual roupas de fabricação doméstica, personalizadas ou de segunda mão, eram usadas em camadas, complementadas por pesadas botas militares.



Agora, o visual despojado e imortalizado por Kurt Cobain, voltou. Sobreposições, jeans largos com aspecto de usado, rasgado, puído, t-shirts, gorros, tênis, botas e uma boa camisa xadrez, ganham releitura dos principais estilistas internacionais e fashionistas. Mas para não ficar com look da década passada, o ideal é misturar tendências. Tipo ar despojado com jeito de arrumada.


Sem medo de errar:


            Apesar de estar na moda, é preciso tomar alguns cuidados para se a dotar o estilo grunge. Se for usar uma peça mais solta, como camisa ou calça, opte pelas mais justas no resto do corpo. Assim ninguém vai achar que você saiu de casa vestindo um pijama.
Para não errar, use peças grunge com calçados e acessórios informais. A menos que seu look seja muito bem elaborado. E você, tenha certeza absoluta do que está fazendo.
Por fim, não se esqueça que a moda grunge não combina com ocasiões muito sofisticadas.Use-a somente no dia-a-dia ou, em eventos informais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário